12 fevereiro 2012

Insatisfação, arrependimento, indignação, não sei qual sentimento se enquadra mais

Primeiramente, gostaria de agradecer a todos que me deram os parabéns, foi uma data muito especial para mim. Mas o assunto de hoje é triste.
Estou um pouco sumida aqui do blog, foram tantos problemas ultimamente, que estou sem tempo para postar e comentar nos bloguitos de vocês.
O título da postagem se refere a loja Rit Móveis, uma franquia da Favorita. Se preparem, que a história é longa, muuuuiiiito longa, o meu maior post, mas vale a pena para não cometerem o mesmo erro que eu cometi.
Em abril do ano passado, recebi um contato da referida loja, situada à Av. Nazaré (Ipiranga-SP), dizendo que formaram uma parceria com o meu empreendimento e estavam com um desconto imperdível para quem fechasse o projeto da casa completa. Eis que agendamos uma visita, fizemos o projeto, como estava do jeito que queríamos e um preço que cabia no bolso, batemos o martelo, sem ao menos fazer outros orçamentos e pesquisar a respeito da loja, afinal, a Favorita tem um nome forte no mercado e não sabíamos que cada loja era um CNPJ diferente.
Até então, estava tudo maravilhoso, fomos muito bem atendidos, só a planta do meu apê que estava invertida, mas isso não tinha problema, afinal o projeto final só seria assinado após as medições.
Em junho aproximadamente, quando entrei na blogosfera, comecei a ter várias novas idéias e decidi fazer algumas alterações no meu projeto. Enviei um e-mail para a projetista, pedindo para inverter a minha planta e agendar um horário para fazer as alterações (e-mail esse que não foi respondido até hoje). Como eu não tinha muita pressa, já que a previsão de entrega do meu apê era só para dezembro, resolvi não me estressar, e não cobrei eles por uns dois meses. Foi quando fui pessoalmente até a loja e descobri que o e-mail não foi respondido porque a projetista não trabalha mais pra eles, tem algum cabimento uma história dessa? Beleza, quem iria me atender então era um tal de Eric, que só não pode fazer alterações no mesmo momento porque o meu projeto tinha sido enviado para o escritório, não estava disponível na loja. Ele ficou de me ligar na semana seguinte, dizendo quando eu poderia voltar para fazer as alterações (ligação que estou esperando até agora). Mais uma vez relevei, e adiei o meu estresse.
Eis que mês passado, a construtora agendou a vistoria técnica do apartamento, e a informação que tinham nos passado, era que um funcionário da loja nos acompanharia no dia da vistoria para fazer as medições.
Foi ai que a coisa começou a ficar estranha. Tentei ligar na loja e só dava ocupado. No site deles, encontrei um outro telefone, que seria do escritório. Lá, consegui contato com uma tal de Aline, que me passou uma informação diferente. Ela indicou que a medição não fosse feita na vistoria, e sim, após a colocação do gesso. Até que tem uma certa lógica, pois a altura dos armários dependem do gesso.
Fizemos a vistoria. O apê já vem com um rodateto bem bonitinho, então decidimos não colocar gesso nem na cozinha, nem no dormitório.
Voltei a falar com a Aline. Deixei ela avisada que queríamos fazer a medição na revistoria do apê, mas antes disso, queriamos fazer as alterações no projeto.
Ela não conseguiu agendar com nenhum projetista para o final de semana, então decidimos ir direto, fazer plantão até alguém nos atender.
Chegamos a loja num sábado, por volta das 14 horas, e do lado de fora já vimos que não tinha nenhum cliente na loja, e a recepcionista deles estava jogando paciência!! Ela nos atendeu, disse que não seria possível fazer as alterações porque o único projetista tinha acabado de sair para almoçar. Quando nos propusemos a esperar, ela disse que o projetista almoça em casa, e demoraria pelo menos 2h30 para voltar. Ela ainda nos contou que a outra projetista deles, tinha descoberto que a mãe estava com câncer e não pode comparecer a loja. O nome da fulana é Tatiana, ela só não fez as alterações para nós porque não sabe mexer no programa, e mais uma vez, o nosso projeto não estava na loja. Nesse dia toda a minha insatisfação veio a tona e descarreguei tudo em cima da Tatiana, que não tinha nada a ver com a história, mas era a única que estava ali para ouvir. No final me acalmei, e aceitei a sugestão dela de voltar no próximo final de semana, às 11 horas, que meu projeto estaria lá e teria um projetista para me atender.
Sábado seguinte, às 11 horas estavamos lá. A Tatiana abriu a porta para nós e pediu para aguardarmos, enquanto ela finalizava um atendimento. Achamos estranho pois não conseguiamos ver mais nenhum funcionário na loja além da própria Tatiana, que não é projetista. Mas aguardamos e ficamos ouvindo as reclamações dos clientes que ela atendia. A história é a seguinte: o casal havia comprado em uma loja da Av. Pacaembu, que foi comprada pela Rit e foi fechada, transferindo os clientes para Av. Nazaré. A Tatiana contou a eles que a loja da Pacaembu deu muito prejuizo para Rit, pois tinha uma dívida interna de 1 milhão que eles desconheciam ao adquirir. Por causa dessa aquisição, a Rit teve que fechar todas as suas outras lojas ficando somente com a matriz da Av. Nazaré. Nesse momento ficou tudo claro para nós: Eles estão falindo!! Não tem projetista na loja, porque todos já cairam fora, provavelmente estavam sem receber salário, etc.
O casal foi embora da loja, e a Tatiana veio se explicar. Ela teve a cara de pau de contar a mesma história da projetista que descobriu que a mãe estava com câncer ontem, e os outros dois projetistas, que são casados, estavam com o filho doente, portanto ela mesmo iria fazer nossas alterações. Perai, não era você que não sabia mexer no programa??? Na verdade, eu sei um pouquinho... foi o que ouvimos dela, que começou a procurar o nosso projeto em todos os computadores da loja e adivinhem??? Não preciso nem falar que o projeto não estava lá né?? Nesse dia, fui muito educada, não me estressei nem um pouquinho, pois já tinha decidido: Vou cancelar o projeto. Perderei dinheiro, sim, 20% do valor total do projeto, isso se eu conseguir reaver a diferença sobre o que eu já paguei. Mas prefiro ter dor de cabeça agora, do que ter quando a loja fechar. Se eu não cancelar, vou ter que brigar com a fábrica, que fica em Santa Catarina para poder ver a cor dos meu móveis, não quero passar por isso, quero meu apê mobiliado assim que as chaves forem entregues.
Situação atual: Já temos 4 orçamentos de outras lojas que passaram muito mais segurança para nós, agora estamos pesquisando antes de entrar em outra fria. E o cancelamento do projeto com a Favorita, está sendo um parto. Só o diretor da loja pode fazer cancelamentos, e o mesmo é mais inacessível que nossa Presidente Dilma Rousseff, então temos que aguardar por uma vaga na agenda dele. Temos uma reunião pré-agendada para terça-feira. Agora é rezar para que tudo dê certo, e nos devolvam o dinheiro para comprarmos em outra loja.
Desculpem pela biblia que acabei de escrever, até entendo se vocês não lerem até o final (acho que eu mesmo não leria rsrsrs), mas precisava desabafar, e é bom que um caso como o meu fique disponível na net para que quem for pesquisar sobre a Rit móveis, não caia nessa cilada!

37 comentários:

  1. Boa sorte,
    compramos nossos móveis na loja favorita do central plaza (raya móveis) há um ano e até agora não terminaram a montagem. O que foi feito está um lixo. Vc fez bem de cancelar...às vezes é melhor pagar mais caro, em suaves prestações. Vou ter que entrar na justiça para ter meu dinheiro de volta. Não quero aqueles móveis mal montados. Não comprem em nenhuma loja Favorita.

    ResponderExcluir
  2. Nossa flor que situação mais chata! Espero que vc consiga resolver tudo e ter o seu din din de volta! Nós ainda não tivemos problemas com a loja com a qual fechamos nosso projeto! Nossa projetista mudou de loja, mas na época a gente acabou tendo contado com todos lá e temos todas as cópias dos nossos projetos também!
    Agora é pesquisar bem para não cair nessas lojas furadas de novo né!
    Se precisar te passo o tel da nossa loja!!
    Beijo grande pra vc!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran, me passa o contato da loja sim, estou fazendo diversos orçamentos e dando preferência pelas indicações, que dão mais seguraça, não quero passar por isso novamente.
      Obrigada pelo apoio. Bjs

      Excluir
  3. Caracas que fria! Já tinham me falado mal da Italínea e da Trentini, cada vez fico mais preocupada com td isso, mas já optei mesmo pelos móveis modulados, cabem no meu bolso, lógico que não são tão bonitos quanto os planejados, mas não tenho escolha...Boa sorte na escolha da loja certa. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Val, conheço pessoas que compraram com a favorita e não tiveram nenhum problema, na verdade a marca fica manchada pela incompetência das lojas que levam seu nome, agora estou pesquisando o histórico das lojas e não das marcas. Obrigada pelo apoio, bjs.

      Excluir
  4. Menina que confusão!
    vc tem q correr atras pra receber,tudo q tem direito,porque não esta cancelando a compra por,vontade própria,e sim pela incompetência e enrolação deles.tente fazer um negócio amigável pra vc não perder um centavo sequer,nem que eles tenham q te dar os móveis em troca de vc não por eles na justiça.
    Boa sorte! desejo q tudo se resolva da melhor maneira possível. a vitória seja sua.
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo apoio Zi, mas pelo visto a briga será feia, o que eu puder fazer pra conseguir todo dinheiro de volta eu vou fazer, mas já estou contando em perder os 20% contratuais, afinal, juridicamente, eles não descumpriram nenhuma cláusula do contrato.
      Bjs

      Excluir
  5. Tomara que vc consiga resolver esse abacaxi..boa sorte querida

    ResponderExcluir
  6. menina que babado
    mas vc ja falou que n queria mais e queria o dinheiro devolta? eu colocava logo no pequenas causas mas como ta falindo n vai dar em nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então menina, nem contato com a loja eu consigo! Já formalizei por e-mail que quero cancelar o projeto, agora estou aguardando a agenda do diretor para conversarmos pessoalmente. Passo todo final de semana em frente a loja e ela está fechada, ou seja, está falindo mesmo, então está difícil a situação.
      Obrigada pelo apoio, bjs.

      Excluir
  7. Oi Aline!
    Nossa, vc me deixou com medo agora!
    Nossos móveis também são da Favorita!!!
    são de uma outra loja, mas fiquei com medo de acontecer o mesmo comigo...
    q chato isso!

    não sei nem o q dizer:
    a gente sonha tanto...faz mil planos...e esses imcompetentes conseguem desanimar a gente, né?
    mas não fica chateada não!
    vc vai fazer seus móveis em outra loja e vão ficar ainda mais bonitos, vc vai ver!

    bjão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amiga, pesquisa direitinho a loja que vc fechou e vai pelo menos uma vez por mês na loja pra ver se eles estão funcionando direitinho, porque eu comprei antecipado, deixei de acompanhar porque não tinha pressa, e quando fui ver já era tarde demais.
      Obrigada pelo apoio, bjs.

      Excluir
  8. Nossa que chato.
    Mas tem 3 amigas que tiveram problemas com 3 lojas diferentes: Favorita, Celmar e Todeschini.
    Não caia nessa fria novaente. Todas essas lojas são iguais. Pois o projeto pode ser lindo, mas a instalação é a alma do negócio. E normalmente é terceirizado. Se vc pegar um instalador ruim, seus móveis ficarão ruins.
    Eu já decidi, no meu ape vou fazer com marceneiro de confiança. Não tem comparação. Além de tudo o marceneiro faz exatamente sob medida né.
    Cuidado hein....tem amiga minha brigando no pequenas causas há 2 anos com a Favorita.
    Abs e boa sorte
    Veronica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São todas ruins, é raro encontrar clientes totalmente satisfeitos. Não descartei a possibilidade de marceneiro não, to pesquisando bastante agora.
      Bjs, obrigada pelo apoio.

      Excluir
  9. Aline, que fria! Vc já tentou procurar o Procon? Eles conseguem resolver situações assim mais rápido que resolveríamos sozinhos!
    Espero que agora vc consiga fazer seus móveis e, quando estiver na sua casinha toda linda e mobiliada, venha aqui no Blog rir disso tudo!!!
    bjksssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já procurei o atendimento eletrônico do Procon, mas pelo visto terei que ir pessoalmente esse final de semana, pois não consigo nem agendar horário para ir a loja cancelar!
      Tomara que eu ria de tudo isso mesmo.
      Bjs

      Excluir
  10. Caramba Aline que stress em? Li tudinho e morri de pena de tu! Graças a Deus eu não tive esse tipo de stress com a Finger.

    Espero que tudo se resolva!

    Bjs e boa sorte!


    www.osonhodo603.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorte sua que tudo deu certo na Finger. Meu chefe é advogado e vai me ajudar sair dessa enrascada.
      Obrigada pelo apoio.
      Bjs

      Excluir
  11. Oi Aline..

    Nossa que coisa chata, os meus moves são da Italines do Rudge Ramos, mas tem alguns vizinhos meus que compraram na Favorita da Kenedy em S.B.C, e na semana passada um deles havia comentado pelo facebook que não estava conseguindo contato com a loja, nem por email e nem por telefone, onetm passei lá em frente e tinha um comunicado na porta, será que todos as redes fecharam?? Boa sorte com os seus novos moveis.

    Beijos...

    ResponderExcluir
  12. Provavelmente Nai, fiquei sabendo que eles fecharam várias lojas. Mas seus móveis já foram instalados? A loja é boa?
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Que roubada, acho que se acontecesse isso com a gente, Amore iria logo colocar no Procon, do jeito que ele é estressado. Mas espero que dê tudo certo e você consiga seu dinheiro de volta.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Meu esposo trabalhou na favorita e na todeschini em campinas, la ele via como os clientes eram enganados levavam aglomerado por MDF,pois infelizmente o cliente so vê a placa da loja.Por isso montamos duas marcenaria em campinas,aonde temos cliente Unicamp, Alpargatas, Odontoclinic etc...Somos pequenos mas somos honestos, estamos a disposição para orçamentos nos envie a planta do imovel . Tynnomoveisplanejados@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Sempre recomendo dar só a entrada 30 A 40% para os moveis em CHEQUE,fazer CONTRATO e quanto estiverem montando os móveis dai sim, continuar pagando os cheques ou prestaçôes restantes.Faço assim com meus clientes e tudo ok 100% satisfação.Lhes desejo sorte e vai dar tudo certo Tynnomoveisplanejados@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Que chato, parece que você estava lá pedindo favor.Aff!
    Acho que se acontecesse isso comigo, do jeito que ando estressada eu tinha um troço. rsrs

    Boa sorte querida!

    Tenha uma ótima quinta-feira!

    Beijão

    ResponderExcluir
  17. Oi Aline, desculpe responder somente agora. Vi seu post no meu...sim seremos vizinhas!.
    Querida, já pensou em procurar um marceneiro?!. Não tenho dúvidas de que farei com marceneiro...além de ser muito barato o resultado é ótimo e pode opinar, inclusive, nas madeiras que serão utiizadas.

    Essa situação é muito chata, mas cabe processo nisso (sou advogada) querendo, podemos conversar, pois não há dúvidas de que tem direito ao reembolso total, ainda que tenha assinado contrato!.

    ResponderExcluir
  18. Aline, entrei na justiça contra a RIT/Favorita. Eles estão com vários processos nas costas, até mesmo criminal. E são criminosos mesmo.

    Tive que mudar de apartamento sem cozinha, armário, nada.... estou vivendo nessa situação desde novembro. Agora contratei um marceneiro pra fazer o mais essencial para meu apartamento.

    Sustamos os cheques e agora fica uma palhaçada da financeira que tenta depositar o cheque todo mês, mesmo sabendo de todo o caso. Já passamos a eles o número do processo, boletim de ocorrência etc, mas não adianta. Mês passado ameaçaram cadastrar o nome no spc e serasa... Depois de ver a papelada (BO e etc) acabaram desistindo. Mas esse mês telefonaram da financeira de novo (!!!) pra perguntar por que o cheque foi sustado. Parece disco arranhado, tem que ficar repetindo, repetindo... ad nauseam. Dividimos em 12 vezes. Ou seja, durante 1 ano será essa mesma ladainha. Eles só devolvem o cheque depois que o processo chegar ao fim e o contrato for cancelado. E sabemos o quanto a justiça demora.

    Na loja conheci diversos clientes que estavam na mesma situação, inclusive encontrei alguns que compraram no mesmo mês que você e também não haviam recebido.

    No escritório da UNICASA - que fica na Pacaembu - me disseram que eles não podiam "atropelar" a outra empresa, que eles só podiam assumir a entrega dos móveis depois de negociar com a RIT etc. E, pelo que eu entendi, até então eles nem tinham começado essa negociação, a RIT ainda não tinha pedido "ajuda".

    Fiquei sabendo também dezenas de casos de pessoas que chegaram a receber os móveis, mas faltando peças, em tamanhos errados, a montagem mal feita, coisas quebradas. Enfim, recomendo que você desista do negócio mesmo. Já saiu inclusive na mídia. Também encontrei um casal na loja que estava nessa situação, com peças faltando e reclamando da montagem porca.

    Uma palhaçada total. Desisti e resolvi que o melhor era entrar na justiça e fazer meus móveis em outro canto.

    Quando eu ligava na loja (quando ainda atendiam o telefone) eles sempre diziam que o gerente estava em reunião, que o vendedor estava em reunião. De repente sumiu todo mundo e virou uma loja fantasma. Se quiser trocar informações sobre o caso, entre em contato comigo: leticia.rocha arroba gmail.com

    ResponderExcluir
  19. Ah, cheguei a ir ao Procon. De lá me mandaram para o Juizado Especial. Mas como o valor da minha compra passava o valor máximo do Juizado, tive que entrar com advogado pela Justiça comum. Creio que o Procon só vai funcionar se o que você quer é receber os móveis, o que não parece ser o caso. O que eles fariam seria uma mediação, pra fazer com que eles cumpram o contrato e entreguem o pedido. Mas quem vai querer receber móvel quebrado, lascado, com peças faltando e montagem porca? Tô fora!

    ResponderExcluir
  20. Olá Aline,
    Passei para retribuir a visita e te desejar um bom fim de semana.

    Bjs

    ResponderExcluir
  21. Sugestão: Procon. Funciona e muito bem.

    ResponderExcluir
  22. aline e então conseguiu resolver alguma coisa dos móveis?

    ResponderExcluir
  23. Olá Aline, tudo bem?
    Como andam as coisas no apê?
    Já saiu o habit-se?
    E a bronca dos moveis planejados já resolveu?

    Tenha uma ótima quarta-feira!

    Beijão

    ResponderExcluir
  24. Nossa Aline, que história...imagino sua indignação..fica então a dica para todos nós né..obrigada por compartilhar..

    beijos

    Ma

    ResponderExcluir
  25. Oi Aline, conheci seu blog agora, mas que chato tudo isso que passou, a gente se empolga tanto e vê nosso projeto ir pelos ares, ou não darem a devida atenção, com certeza é péssimo, . Você tem todo o direito de pedir o dinheiro total de volta. Vou dar uma voltinha por aqui. bj

    ResponderExcluir
  26. Um absurdo!!
    Meu nome é Priscila S. Iwama, também comprei na Favorita da av. Nazaré, que fechou e agora até trocou de dono.. e estão "trocando o mostruario".. um abuso.. demoraram 01 ano para entregarem meus moveis.. e ainda nao querem me entregar o quarteto de eletros (coifa, forno cooktop e grill) que comprei e paguei.. um abuso..
    Até criei um perfil no facebook..
    http://www.facebook.com/enganacaoplanejados.dellano#!/enganacaoplanejados.dellano
    Qdo puder passem por lá.. adicionem e deixem suas histórias e comentario.. isso precisa acabar..
    Eles continuam a abrir e fechar lojas como agua.. enquanto os consumidores passam nervoso e ficam a espera de milagres..
    Fico a disposiçaõ para o que precisar..
    Atenciosamente,

    Priscila!

    ResponderExcluir
  27. OLHA PESSOAL EU COMPREI LOJA MOVÉIS TRINIT AEROPORTO CONGONHAS ZONA SUL...SOFA E CADEIRAS NAO TIVE NEM UM PROBLEMA...CONTRARIO, ME ENTREGARAM PERFEITO ESTADO E ATÉ ANTES DO PRASO....COMPREI COM VENDEDOR SENHOR MANOEL E FUI MUITO BEM ATENDIDA NOTA MIL PRA LOJA E VENDEDOR! AGORA ACHO QUE ESSE PROBLEMA Q ESSA EMPRESA TEVE FOI NO PASSADO PQ EU COMPREI E MINHA IRMA TB NADA RECLAMAR.... COMPRE NA LOJA DO AEROPORTO Q É MIL!
    BOA SORTE A TODOS.

    ResponderExcluir
  28. Ei Aline!
    Estou passando por uma situação semelhante a sua, porém sou do ES. Fechei meus modulados com uma empresa que era mil maravilhas, inclusive mais duas moradoras do mesmo Residencial que o meu fecharam com eles tbm. Nos venderam um peixe e no final era outro. Ele começou a montar na casa da vizinha, ela me chamou lá pra vê o serviço porco deles, mal feito, com aparência de velho, fiquei pasma. Enfim procurei o dono pra cancelar o contrato e pagar 30% sobre o valor do contrato sendo q ele já havia recebido mais da metade e teria q devolver ainda uma diferença, ele não acc, falou q eu teria q pagar os materiais q ele comprou, sendo q ele nem se quer medir meu AP ele foi, a chave ficou com ele mais 15 dias e nada. Assinei contrato com ele 21/05/2013 e vence agora dia 21/07. Meu Ap está pronto desde 10/06 e eu não mudei só por conta disso. Estou passando uma luta, uma decepção tão grande q só Deus! Minha esperança é vencer esse contrato e ir pra justiça para ele devolver tudo e nem os 30% ele ganhar.
    Desculpe o texto enorme, mais foi pra vc tentar entender minha luta.

    ResponderExcluir

Comente! Vou adorar ler suas opiniões, sugestões, elogios e críticas. Se tiver alguma dúvida ou pergunta a fazer, coloque seu endereço de e-mail que responderei com o maior prazer. Volte sempre!